sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

unidade_4

[red]www.gifkut.com[/red]



http://www.baixaki.c

Grupo - A


Unidade IV- Atividade 4.1


Os desafios no aprendizado

Quando se fala em dificuldades de aprendizado, muito tem se discutido sobre a capacidade cognitiva do aluno e a capacidade do professor em estar ensinando esse aluno. Mas tem se esquecido das dificuldades sociais que impedem esse aluno de aprender.
Há alunos que lutam todos os dias contra a distância, alguns tem que acordar 5 horas da manhã para pegar o ônibus ou vir a pé, são horas de viagem ou caminhada até a escola. Há cansaço, fome e perigos. Será que um aluno com essas características tem o mesmo ânimo de vir aprender ?
Há ainda alunos que enfrentam discriminação dos colegas, vizinhos e até familiares por sua cor, pobreza, ou capacidade de aprendizado e há agora o bulling, onde qualquer diferença entre o grupo dominante e o aluno em questão pode servir de motivo para estereótipos ou agressões. Qual será o comportamento de um aluno nas aulas antes do recreio, quando o aluno sabe que assim que sair será hostilizado e agredido por outros alunos?
Como se não bastasse há alunos que enfrentam problemas de abuso sexual, são vítimas diárias de pessoas que muitas vezes deviam protegê-las.Como devem se comportar esses alunos em sala de aula? Será que conseguem aprender com os mesmos estímulos que um aluno que não tem essas dificuldades? Como deve ficar a concentração para o aprendizado de um aluno na última aula sabendo que faltam poucos minutos para chegar em casa e ser abusado sexualmente?
Se o professor se esmera em ensinar aos alunos a ter ética, respeito com o próximo, educação com os outros, a não resolver problemas com agressões e quando voltarem para casa e verem seus familiares cometendo essas arbitrariedades e tendo o “respeito” (medo) de todos por isso, será que a maioria destes alunos vão dar ouvidos ao que a professora ensinou?i
O que se percebe é que o aprendizado não depende só do interesse do aluno, do professor ou da família, e sim de um conjunto de fatores que mantenham o aluno feliz e disposto antes durante e depois de sua estada na escola.



ATIVIDADE 4.1-Neiva
Grupo B


Possíveis mudanças de estratégias de ensino:

Proporcionar material escolar básico e tecnológico para atender a demanda;
. Promover a qualificação dos professores quanto a tecnologia utilizada na sala de aula;
Melhorar a infraestrutura dos laboratórios de informática para atender as turmas de alunos;
Favorecer a prática de novas tecnologias de laboratório ao professor durante a hora atividade;
Planejar as aulas valorizando o potencial do aluno;
Acessar constantemente as novas tecnologias adquirindo conhecimento e segurança para o professor desenvolver suas aulas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário